sábado, 21 de janeiro de 2017

Experiência Plano Detox




Hoje tal como prometido deixo-vos a minha experiência de alguns dias detox. Mas antes vou explicar-vos o porque disto tudo.
Detox é a abreviatura de desintoxicação, ou seja uma dieta detox é uma dieta que pretende a eliminação de substâncias que sejam tóxicas ao nosso organismo e que por muitas vezes estão presentes na nossa alimentação. Ainda não existem artigos científicos que comprovem os benefícios desta dieta (que se destina a curtos períodos de tempo), pelo que deve sempre aconselhar-se com um nutricionista para que possa adaptar esta dieta às suas necessidades e gostos pessoais.
Eu sou daquelas que é ver para crer e foi o que foi, 3 dias detox seguidos de 2 dias de alimentação ligeira. Resultados?
Em mim, e digo mais uma vez, esta foi a minha experiência não quer dizer que todos os corpos reajam da mesma forma. Os meus resultados foram:
* Menos 1,2kg em 5 dias
*Sensação de bem estar
* Abolição da sensação viciante de doces
* Funcionamento intestinal normal (Já possuía um bom aporte de fibra na alimentação anterior dai não haver grandes diferenças)
* Redução de volume e inchaço (estes aqui não fiz as medições, devo dizer que nesta semana de graus negativos, colocar uma fita métrica gelada sob a pele logo de manhã era tortura não?)
Deixo-vos um esquema resumo dos meus dias, pelo que as receitas irão ser todas colocadas no blog 

Esquema Alimentar Detox

Pequeno Almoço
Batido de banana ou Batido saciante

Meio da Manhã
Sumo de morango e couve rouxa ou sumo verde

Almoço
Sopa de legumes ou sopa de peixe
Gelatina com 1c.sobremesa de queijo quark ou 1/2 queijo fresco

Lanche
Batido verde ou de framboesa

Jantar
Sopa de legumes
1 tira (20g) de queijo feta

Ceia
Batido de proteína  ou chá de ervas

Pensei que fosse realmente mais complicado, não senti fome , nem fraqueza, nem dores de cabeça. Muito pelo contrário... uma sensação de bem estar e leveza. A refeição onde senti uma maior vontade de comer foi no jantar, não pela fome fisiológica mas sim a psicológica. Ou seja, não cedi a qualquer tipo de desvios 😍😍

Devo dizer que na minha opinião há que ter cuidado com as quantidades de fruta colocadas, vejo imensas receitas que só num batido possuem 3 ou 4 porções de fruta, ATENÇÃO 3 PORÇÕES NÃO SÃO 3 VARIEDADES DE FRUTA. Para saberem o que é uma porção de fruta clique aqui.

Para mim devemos no máximo incluir 2 porções de fruta por sumo e apostar na inclusão de vegetais crus, sementes, chás, bebidas vegetais e oleaginosas. Outro aspeto importante é tentar sempre incluir alimentos ricos em proteína como a aveia, queijo quark, iogurte, bebidas vegetais e até mesmo proteína em pó (desde que seja de boa qualidade e isenta de açúcares)

Não se esqueçam, façam escolhas saudáveis 🍒


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Nutricionista 2963N. Licenciada em Dietética pela Esslei. Realizou investigação em dieta vegetariana. Interesse por receitas saudáveis e originais

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